Viram por ai o Fado

Joaquim Frederico de Brito / Armando Machado
*
Perdão, façam favor de me dizer
Se viram por ai o velho fado
Um tipo da boémia e do prazer
Assim um tudo ou nada já cansado

Vestia calça estreita, uma samarra
Chapéu à Marialva e bota branca
Eu vinha cá trazer-lhe uma guitarra
P'ra 'inda irmos hoje a Vila Franca

Pois eu, já percorri
Alfama inteira e não o vi
Subi ao Bairro Alto
E ao Charquinho dei um salto
Já fui à Madragoa
Já corri meia Lisboa
Ainda se calhar
Bato p'ró “Ferro de Engomar”

Pois bem; vou até à Mouraria
Que tristonha e que sombria
A Moirama está agora
E ali, nas vielas do passado
Já ninguém conhece o Fado
Ninguém sabe onde ele mora

Eu tinha combinado ir hoje aos toiros
Os dois, eu mais o Fado, ir de Tipóia
O nosso batedor o “Mata Moiros”
Levava-nos à noite p'rá ramboia

Cear no “Bacalhau” como é costume
Ali de canjirão, a banza ao lado
O Fado que anda cheio de ciúme
Faltou-me desta vez ao combinado