Fado da saudade

Fernando Pinto do Amaral / Alfredo Duarte (Marceneiro)
(Versículo)

Nasce o dia na cidade, que me encanta
Na minha velha Lisboa, que outra vida
E com um nó de saudade, na garganta
Escuto um fado que se entoa, à despedida

Foi nas tabernas de Alfama, em hora triste
Que nasceu esta canção, o seu lamento
A memória dos que vão, tal como o vento
O olhar de quem se ama e não desiste

É do brilho a antiga chama, ou sentimento
Oiço este mar que ressoa, enquanto canta
E da Bica à Madragoa, num momento
Volta sempre esta ansiedade da partida
Nasce o dia na cidade, que me encanta
Na minha velha Lisboa, de outra vida

Quem vive só do passado, sem motivo
Fica preso a um destino, que o invade
Mas na alma deste fado, sempre vivo
Cresce um canto cristalino, sem idade

É por isso que imagino, em liberdade
Uma gaivota que voa, renascida
E já nada me magoa ou desencanta
Nas ruas desta cidade amanhecida
Mas com um nó de saudade, na garganta
Escuto um fado que se entoa à despedida